Procurar neste blog


Home About Contact

Google? É aqui !

Google
 
2008-04-10

FUTEBOL NA ÁREA  

Hoje vou escrever sobre um tema que está "nas bocas do mundo", refiro-me obviamente à Arbitragem.
Não consigo ter uma opinião sobre este caso. Se por um lado considero que, de facto, acontecem muitos erros de arbitragem, por outro acho que estes são perfeitamente normais. O problema não é só nacional, é transversal a toda a comunidade futebolística mundial e tem sido tema de muitos estudos. Passemos então à sistematização do problema.

Preparação:
Os árbitros não fazem suficientes treinos técnicos. Não me parece que o facto de serem profissionais afecte sobremaneira esta questão. Não fazem porque não querem e porque a estrutura dirigente da classe não o obriga. Obrigue-se os árbitros a fazer um exame (prático e teórico) de admissão à primeira categoria, exame esse que teria mais peso do que as classificações atribuídas pelos observadores.

Atitude:
Quase todos têm uma arrogância impressionante. É preciso explicar aos homens que não é através da ditadura que conseguem trazer os jogadores para o seu lado. Devem explicar as decisões e manter uma atitude calma. Permitir o diálogo correcto entre sí próprios e os jogadores é fundamental. Penalizar imediatamente com cartões as reclamações mais efusivas ou espalhafatosas é um dever! Se os adeptos não vislumbrarem insatisfação nos atletas vão ter uma atitude muito mais serena.

Compreensão:
Todos os agentes desportivos cometem erros! É uma verdade irrefutável! Os jogadores não marcam golos fáceis e agridem constantemente colegas de profissão. Os treinadores optam por jogadores que não jogam bem e fazem más substituições. Os dirigentes contratam mal e obrigam os clubes a viver acima das possibilidades. Os responsáveis das entidades reguladoras, Federação, Liga, Associação de Árbitros, Sindicato de Jogadores, estão no futebol para se servir e ter notoriedade e não para melhorar a modalidade. Os Jornalistas são maioritariamente incompetentes e fomentam a polémica em vez de dar notícias. Os comentadores dizem quase sempre mal, por ser mais fácil e porque não sabem mais.
Assim sendo porque será que não existe mais compreensão sobre o trabalho dos árbitros?
A resposta é fácil! os árbitros têm de falar na comunicação social. O facto de se absterem de falar só aumenta a pressão sobre sí. São peças muito importantes do jogo e devem ter a mesma exposição. Isso vai garantir que tenham o mesmo respeito que todos os outros.

Conclusão:
Os árbitros não são mais corruptos do que todos os outros.
Os árbitros não têm menos capacidade de que os outros agentes desportivos.
Existem bons e maus árbitros, assim como existem bons e maus avaliadores de árbitros.

A frustação desportiva encontrou nos árbitros um perfeito escape! Estão em todos os jogos, comentem sempre erros (obviamente, ninguém consegue acertar 100% das decisões), põem-se a jeito (devido à arrogância apresentada dentro do campo) e são quem aparenta ter mais influência na adulteração de um resultado (enquanto não investigarem jogadores!).
A somar a tudo isto, permitem que todos lhes "batam" sem se defenderem, tornando-se assim o perfeito "saco de pancada" do Futebol Português!

(aos árbitros) Falem antes dos jogos aos jornalistas, falem durante o jogo com os jogadores, falem depois do jogo com quem vos avalia, respondam publicamente a quem vos acusa e eu garanto (quem sou eu para garantir) que serão muito mais respeitados!

Entretanto...

BONS FUTEBÓIS e boa sorte SCP

Posts Relacionados??



0 Comentários: to “ FUTEBOL NA ÁREA